Connect with us

Published

on

Dentro do programa Gigantinhos, realizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a abertura de seis novos Centros Municipais de Educação Infantil – Rede Parceira (CMEI-RP) na capital está transformando não somente as vidas de milhares de crianças e seus familiares, mas também gerou oportunidades de trabalho e, em muitos casos, de recomeços para centenas de trabalhadores e trabalhadoras.

É o caso de Josileide Araújo, funcionária do Gigantinho do Tabuleiro (CMEI-RP Professora Simone Ferreira Simão). Professora de Educação Infantil, antes de integrar a equipe do programa Gigantinhos, ela trabalhou por 12 anos em uma escola privada, na qual ficou até dezembro do ano passado.

A saída da escola se deu pelo fato de, transferida da educação infantil para o ensino fundamental, ela não ter se adaptado à mudança. Josileide confessa que, quando participou este ano do processo seletivo realizado pelo Igeve, instituto gestor do CMEI do Tabuleiro, estava temerosa sobre “o que a esperava”.

“Como eu não tinha a experiência na educação pública, minha ideia era de que eu trabalharia em algo com bem menos estrutura, com uma proposta bem “se vira”, porque escutamos muito isso em relação à educação pública em geral. Então, a princípio, vim apreensiva, com medo que a estrutura não tivesse os recursos que precisamos para trabalhar em educação infantil, mas chegando aqui, vi outra realidade. O CMEI tem todos os recursos e está bem equiparado em relação ao ensino particular”, comemora.

A professora pontuou que trabalhar com crianças tão pequenas é desafiador, mas também é recompensador conseguir acalentá-las, dando a elas segurança e amor. “A equipe está bem alinhada, trabalhando em conjunto, e temos planos maravilhosos para a unidade”, completou, com um sorriso no rosto.

“Uma festa quase todo dia”

Assim como Josileide, a auxiliar de sala Thaís Roberta veio da rede de ensino particular e elogia a preparação e a estrutura do Gigantinho e seus profissionais.

“Eu gosto muito daqui, prefiro aqui. A diferença é muito grande, inclusive de gestão. Fui muito bem recebida, a nossa diretora é maravilhosa e a equipe está muito bem preparada. São profissionais excelentes e o espaço é muito bom para receber as crianças. É climatizado e muito bem estruturado. A nossa unidade, eu costumo dizer, é muito abençoada”, ela evidencia.

Estudante universitária do curso de Letras-Português, Thaís conta que é sua primeira vez trabalhando com alunos do berçário, apesar de já ter trabalhado com crianças, e descreve a experiência como incrível, tornando-se motivo de orgulho para sua família.

“Eu amo crianças, amo o carinho que elas nos dão, é muito especial. Eu nunca acreditei que iria trabalhar com isso, principalmente na prefeitura, e para mim está sendo excelente, o máximo. Minha família ficou muito feliz também, gostaram muito da novidade. Lá em casa é uma festa quase todo dia, porque a gente está muito feliz e eu também, principalmente”, celebra.

De volta ao mercado de trabalho

Sem trabalho fixo desde a época da pandemia, quando perdeu o emprego que tinha em um restaurante de massas, a cozinheira Claudenize Moura comemora a oportunidade de voltar ao mercado de trabalho no CMEI-RP do Tabuleiro.

Ela conta que, desde 2020, mantinha sua renda apenas como autônoma, preparando quentinhas e trabalhando como ‘pizzaiola’ para complementar os ganhos. Agora, integra a equipe de cozinha na creche no Tabuleiro.

“Tem sido uma oportunidade ótima, uma nova experiência que estou gostando muito. Já trabalhei em restaurantes, pizzarias, mas é a primeira vez que trabalho em escola e está sendo tudo muito novo. E tudo que é novo, a gente sempre tem aquele receio, mas está indo bem. É muito gratificante pela qualidade da cozinha, da equipe. É pequena, mas é uma equipe ágil, e as crianças estão adorando o almoço”, falou Claudenize.

Gigantinhos

Desde segunda-feira (6), a equipe do Gigantinho do Tabuleiro do Martins vem recebendo as crianças e seus familiares para um período adaptativo de atividades. Administrado pelo Igeve, o CMEI-RP conta com 17 salas e 63 funcionários, que atendem 450 crianças, sendo 90 delas de berçário. O local também possui refeitório, cozinha, chuveiros, lactário, lavanderia e parte externa com área verde e playground.

Em visita ao local nessa semana, a secretária Jó Pereira conversou com funcionários, pais e mães dos pequenos matriculados no CMEI e destacou o sucesso da iniciativa.

“Estamos muito felizes em entregar mais uma unidade de educação infantil no nosso município. Viemos visitar aqui quando ainda estava em reforma e agora já está sendo entregue, já tem crianças estudando, e essa é a nossa missão. É entregar um espaço de educação, de cuidado, que vai atender as nossas crianças e ajudar com o vazio assistencial de investimento em educação infantil que existe historicamente em Maceió”.

Considerado o maior programa da história de Alagoas para a Educação Infantil e com investimento de mais de R$165 milhões, o Gigantinhos está ofertando, até o final deste ano, 10 mil novas vagas em creches, todas em regime de tempo integral.

Inicialmente, 4.300 vagas de creche e pré-escola foram assim distribuídas: 1.350 no CMEI/RP Antares; 1.200 no CMEI/RP Santos Dumont; 680 no CMEI/RP Chã da Jaqueira; 500 no CNEC Poço; 450 no Tabuleiro do Martins; e 120 na Ponta da Terra.

*Assessoria

Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

Verified by MonsterInsights