Connect with us

Published

on

Alagoas vai receber as primeiras doses de vacina contra a dengue nesta sexta-feira (26), mas elas serão distribuídas, inicialmente, para 12 municípios do estado.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o imunizante Qdenga será destinado às cidades da I Região da Saúde. São elas:

  1. Flexeiras
  2. Messias
  3. Barra de Santo Antônio
  4. Paripueira
  5. Rio Largo
  6. Maceió
  7. Satuba
  8. Santa Luzia do Norte
  9. Coqueiro Seco
  10. Marechal Deodoro
  11. Barra de São Miguel
  12. Pilar

De acordo com a Sesau, as informações sobre o público-alvo e quantas doses chegarão a Alagoas serão emitidas posteriormente, após publicação de Nota Técnica pelo Ministério da Saúde.

Alagoas não estava incluída entre os estados contemplados. Isso porque, os entes da federação que receberam as doses foram aqueles que tinham índice maior de notificações e casos confirmados da dengue.

A inclusão de Alagoas ocorre após o Ministério da Saúde identificar uma redução na busca da população pelas doses, afirmou a Sesau. Assim, o órgão do governo federal decidiu enviar doses também para o estado alagoano.

Segundo a Sesau, o órgão trabalhou em uma série de ações nos municípios alagoanos para a prevenção contra a dengue.

O objetivo foi evitar que Alagoas venha a registrar uma epidemia de dengue, como já ocorre em diversos estados brasileiros, segundo ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda.

“Durante a iniciativa, que está percorrendo diversas cidades de Alagoas, foram distribuídos materiais informativos e foram esclarecidas dúvidas das pessoas sobre como evitar o surgimento de focos do mosquito. Agora com uma vacina temos mais uma arma contra o mosquito”, disse o gestor da saúde estadual.

Alagoas registrou de janeiro até o momento de 2024, três mortes em decorrência da dengue. Elas foram registradas em Atalaia, em Viçosa e em Porto de Pedras.

*Assessoria

Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

Verified by MonsterInsights