Connect with us

Published

on

Com um ano e dois meses após a aprovação da lei que criou a Secretaria Municipal da Mulher na Prefeitura de Penedo, a SEMU realiza um balanço das ações voltadas para as mulheres penedenses.

Vale ressaltar que nunca na história de Penedo houve uma pasta exclusivamente voltada para as mulheres. A criação dela se deu pela ideia do prefeito Ronaldo Lopes de valorizar as mulheres via ações e apoio.

“Desde sempre procurei formas e ideias que valorizariam e apoiariam as mulheres penedenses. Criamos, de forma inédita, a Secretaria Municipal da Mulher, a qual tem realizado um trabalho fantástico de apoio e acolhimento às mulheres penedenses.” destacou Ronaldo Lopes

Veja algumas ações criadas por essa secretaria municipal:

  • Criação de ‘Salas Lilás’ – Locais de acolhimento para mulheres que sofrem violência. Elas foram instaladas no Centro Integrado de Segurança Pública – CISP, e também no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.
  • Efetivação do programa “Ela se Garante”, que oferece três modalidades essenciais: defesa pessoal, empreendedorismo e dança.
  • Ações como o “Deixe Ela Quieta”, que realiza conscientizações para combater o assédio e a importunação sexual durante festividades e eventos em Penedo.
  • Programa “Movimento Mulher 360º”, que realiza reuniões com a comunidade para reflexão, mobilização e educação para enfrentar toda forma de preconceito e de violência, principalmente contra mulheres, pessoas negras e religiões de matriz africana.
  • Criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – Órgão colegiado formado por representantes do governo e da sociedade civil organizada, visa promover a igualdade de gênero.
  • Espaço de Convivência das Mulheres, na própria sede da secretaria, que também é um local de acolhimento para todas as mulheres de Penedo que solicitam ajuda e apoio.
  • 8M Penedo – Evento que contou com mais de 20 mil reais em premiações em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

  • Criação da Rede de Proteção à Mulher – Página na internet dedicada a orientações para mulheres que sofrem qualquer tipo de abuso, além de também conter contatos de como as mulheres podem procurar as autoridades competentes.
  • Empreende Mulher – O programa que ajuda as mulheres penedenses empreendedoras. As ações são voltadas para sinalização gráfica, criação de logotipo, uma ajuda para impulsionar ainda mais o empreendimento gerido pela mulher.

Somente em 2023, a SEMU ofereceu uma ampla gama de serviços, incluindo cursos profissionalizantes, beneficiando 144 alunas em áreas como fabricação de pães, industrialização de doces, inclusão digital e estética.

Além disso, as 14 edições da Tenda da Mulher prestaram serviços de beleza e bem-estar para 1.339 mulheres, com atividades como penteados, maquiagem, limpeza de pele, esmaltação de unhas e massagens. Serviços rotineiros na sede e em povoados locais, incluindo dança e defesa pessoal, atenderam a 244 mulheres ao longo do ano.

“Estamos comprometidos em promover a igualdade de gênero e o protagonismo feminino, além de combater todas as formas de violência contra as mulheres. Desde a criação da secretaria estamos avançando em programas que empoderam as mulheres, fortalecendo a rede de proteção para garantia dos direitos da mulher, ofertando serviços diários para cuidar da saúde física e mental, proporcionando oportunidades para inserção no mercado de trabalho e ofertando cursos profissionalizantes, conquistando assim a independência financeira de cada participante.” ressaltou a Secretária Municipal da Mulher, Mariana Barbosa.

Ações de outras secretarias da Prefeitura de Penedo também foram prioridades na gestão de Ronaldo Lopes, como a criação do Programa “Mulheres Construindo Sonhos”, iniciativa da SEINFRA que foca em integrar mulheres no setor da construção civil, oferecendo cursos profissionalizantes gratuitos voltados para essa área.

Além do programa “Assistência com Você”, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, que realiza ações e serviços nos povoados e na cidade também para mulheres e a população em geral.

Além disso, a SEMASDH também realiza acompanhamento especial para mulheres que sofrem violência de qualquer forma. Uma equipe especializada do CREAS ajuda em todos os procedimentos, inclusive no deslocamento para a cidade de Arapiraca para realização do exame de corpo de delito.

A Campanha Programa de Dignidade Menstrual, do Governo Federal em parceria com a Assistência Social Municipal, também é um exemplo de apoio. O programa já conseguiu distribuir cerca de 4.800 absorventes para mulheres de baixa renda.

A gestão “Penedo Crescendo Com Seu Povo” não só valoriza as mulheres com ações de secretarias, mas também tem em seu quadro de servidores, inclusive no primeiro escalão, a grande presença feminina, a exemplo das secretárias de Infraestrutura (Amanda Lima); Assistência Social (Ana Teresa Lopes); Cultura, Lazer e Juventude (Teresa Machado); Saúde (Waninna Mendonça) e Ações Governamentais (Marcela Lopes), além de outros cargos de grande relevância como Procon Municipal, Ouvidoria Geral, e Superintendência do Gabinete Civil do Prefeito.

 

 

*Assessoria

Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

Verified by MonsterInsights