Connect with us

Published

on

Na manhã desta sexta-feira (15), o vereador Leonardo Dias (PL) protagonizou um momento histórico para a cultura de Maceió ao oficializar a entrega da carteirinha número 001 ao famoso artista de rua Edmilson Mendes, mais conhecido como Cego do Centro. A homenagem ocorreu na Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e marcou o início da vigência da Lei Edmilson Mendes, proposta pelo próprio vereador.

O objetivo dessa legislação, de autoria de Leonardo Dias, é assegurar que os artistas de rua possam realizar suas performances em espaços públicos sem a necessidade de autorizações prévias. Tal medida visa não apenas fomentar a arte urbana na cidade, mas também garantir oportunidades de sustento para esses talentosos artistas.

“Hoje é um dia muito importante para a cultura. O Edmilson Mendes foi homenageado através de uma lei de minha autoria, que dá autorização para que os artistas de rua possam se apresentar em espaços públicos, fazerem sua arte e ganharem seu dinheiro sem autorização prévia, observando apenas o ordenamento do passeio público”, destacou o vereador

A Lei Edmilson Mendes busca evitar a burocratização excessiva da atividade artística e estabelecer parâmetros comuns para os artistas de rua, a fim de garantir a segurança e o bem-estar da população, bem como do próprio artista.

O presidente da FMAC, Myriel Neto, agradeceu ao vereador pela iniciativa do vereador, destacando a importância da lei para a formalização e reconhecimento dos artistas de rua, além de proporcionar uma melhor identificação desses profissionais.

Emocionado, Edmilson Mendes, que batiza a legislação, demonstrou sua felicidade e gratidão por essa homenagem. “Eu estou feliz porque sei que agora a lei vai vigorar e a gente vai poder ter o nosso espaço público que não tinha. Estou muito feliz e que Deus abençoe a todos”, declarou o artista.

Além da Lei Edmilson Mendes, que marca um marco significativo para a valorização da arte de rua em Maceió, o vereador Leonardo Dias também é responsável por outra importante legislação. Esta determina que o Município destine 50% dos recursos investidos em eventos promovidos pela Prefeitura aos artistas locais, fortalecendo assim a cena cultural da cidade.

 

*informação da assessoria

Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

Verified by MonsterInsights