Connect with us

Published

on

A UPA Santa Lúcia, inaugurada na última segunda-feira (11), é mais um equipamento da saúde pública que beneficiará mais de 250 mil pessoas de diversos bairros de Maceió com atendimentos de urgência e emergência, sendo uma ponte entre a Atenção Básica e a Hospitalar. Desde o início de suas atividades, no dia 27 de fevereiro, a unidade já realizou mais de 1.400 atendimentos à população.

Uma das pessoas beneficiadas foi Sueli Vieira, moradora do bairro Antares, que levou o filho para ser atendida na UPA Santa Lúcia e aprovou o novo equipamento. “Já fui atendida aqui e foi muito rápido. Antes, eu tinha que ir para a UPA do Benedito Bentes, que por conta de demanda, acabava demorando mais e acho que esse novo local, o atendimento vai melhorar muito”, destaca.

Sueli Vieira, moradora do bairro do Antares, busca atendimento para o filho na UPA Santa Lúcia. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió
Sueli Vieira, moradora do bairro do Antares, busca atendimento para o filho na UPA Santa Lúcia. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

A nova Unidade de Pronto Atendimento está preparada para atender de 200 a 300 pessoas por dia e oferece aos usuários consultas com clínico geral, ortopedista e pediatra, além de exames como eletrocardiograma, Raios-X e exames laboratoriais. Além disso, são oferecidos 19 leitos de observação e 17 poltronas de estabilização/medicação.

O secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias, comemora a entrega de mais um equipamento de saúde para a capital alagoana. “Com essa inauguração, entregamos à população da Santa Lúcia, Tabuleiro do Martins, Benedito Bentes e demais bairros e adjacências um equipamento que vai aliviar as pressões do SUS. Aqui contamos com atendimentos 24 horas, sete dias por semana, com diversos exames, que ajudarão a garantir um acesso completo do usuário na média complexidade. Nossas UPAs também regulam esses usuários para o Hospital da Cidade, que darão continuidade àqueles casos que necessitarem”.

Secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió
Secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

Walma Marinho, diretora da UPA Santa Lúcia, destaca que a procura por atendimentos no local tem sido alta desde o primeiro momento. “Recebemos nesses primeiros dias muitos pacientes dos bairros Salvador Lyra, Antares, Tabuleiro do Martins, Clima Bom e até mesmo de outros municípios como Coqueiro Seco e Santa Luzia do Norte. Com essa entrega, vamos ajudar a desafogar nossa unidade do Benedito Bentes e dar um melhor atendimento a toda a população”, pontua.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Lúcia teve um investimento de R$ 4.813.980,31, destes, sendo R$ 4 milhões do Ministério da Saúde. A UPA é um estabelecimento de complexidade intermediária, que articulado com a Atenção Básica, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Atenção Domiciliar e a Atenção Hospitalar.

*com informação da assessoria

Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

Verified by MonsterInsights