Connect with us

Published

on

Pavimentação, recapeamento asfáltico, ciclovia, ampliação de avenidas, proteção e contenção de encostas, revitalização e construção de novas praças. Esses são exemplos das transformações que estão sendo levadas aos moradores de bairros da parte alta da capital, com obras da Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).

As ações percorrem bairros como Benedito Bentes, Cidade Universitária, Chã da Jaqueira, Tabuleiro do Martins, Antares, São Jorge, Santa Amélia, Jacintinho, Clima Bom, Santa Lúcia e demais localidades que têm recebido atenção especial do Poder Executivo Municipal.

O secretário de Infraestrutura, Lívio Lima, considera que a parte alta de Maceió é vetor de crescimento da capital. “Os bairros dessa região estão se expandindo e com isso, a Prefeitura de Maceió tem que acompanhar esse crescimento, levando dignidade, segurança, mobilidade e toda estrutura necessária aos moradores e a quem transita na localidade”, aponta o secretário.

Tecnologias definitivas de contenção são aplicadas em encostas. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió
Tecnologias definitivas de contenção são aplicadas em encostas. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

Exemplos de obras são as que fazem parte do pacote de proteção e contenção de encostas. Somente em 2023, a Seminfra agiu em 20 barreiras na capital alagoana. Desse total, 16 encostas já estão completamente protegidas de deslizamentos, sendo que 10 delas ficam localizadas na parte alta de Maceió.

Em outras quatro encostas, a Seminfra está aplicando tecnologias definitivas de contenção. Elas ficam nos bairros Chã de Bebedouro; na Grota da Alegria, no Benedito Benedito Bentes; na Grota da Macaxeira, no Jacintinho; e no conjunto João Sampaio, no bairro Petrópolis.

A Seminfra levou obras de pavimentação – o que inclui implantação e recapeamento – para cerca de 350 ruas desde 2021, sendo que desse total, mais de 270 foram em bairros da parte alta de Maceió.

Obras de pavimentação avançam em Maceió. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió
Obras de pavimentação avançam em Maceió. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

Em 2024, os serviços avançam no conjunto Village Campestre – onde serão contempladas, ao todo, 17 ruas –, no bairro São Jorge, onde, ao final das obras, mais de 30 ruas estarão asfaltadas; e na Santa Lúcia, onde mais de 30 vias serão beneficiadas com obras de infraestrutura.

Para levar mais conforto, segurança e agilidade aos motoristas, promovendo melhor fluxo de veículos, a Prefeitura de Maceió está ampliando as faixas de rolamento da Avenida Durval de Góes Monteiro e da Avenida Menino Marcelo.

Essas são duas importantes vias de tráfego de Maceió que, além de receber o alargamento, também estão sendo implantados novos sistemas de drenagem, de iluminação e eletricidade, e ciclovias.

Também na parte alta da cidade, a Prefeitura de Maceió está executando recapeamento asfáltico em 12 ruas do bairro Chã da Jaqueira e pavimentação em mais 11 ruas do bairro vizinho, Santa Amélia.

O Corredor D foi pavimentado em toda a sua extensão de 1,5 km. O acesso ao local se dá por meio da Rota do Mar, entrando no Conjunto Caetés, indo em direção ao Aterro Sanitário, no Benedito Bentes. Também na região, a Seminfra levou pavimentação para o Gama Lins e a Avenida Marília Mendonça.

Além das vias públicas, a parte alta de Maceió está sendo beneficiada com pacote de obras voltadas para a revitalização das praças. O objetivo é levar espaços de lazer e socialização às comunidades.

Praças beneficiadas com pacote de obras

Praça do Canaã; praças Padre Cícero e José Elias, no Clima Bom; praça na via Principal da Chã da Jaqueira; Praça Eustáquio, na Cidade Universitária; praças no Conjunto Medeiros Neto e na Santa Amélia; Praça Denisson Menezes, na Cidade Universitária; Praça Mário Jambo, no Jacintinho; Praça Graciliano Ramos, na Cidade Universitária; Praça Bethaville, na Serraria; Parque do Biu e da Criança, no Benedito Bentes; Praça Ozório Calheiro Gato, na Pitanguinha; Praça Jardim Petrópolis; Praça da Antena, na Santa Amélia.

 

 

*com informação da assessoria

Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

Verified by MonsterInsights