Connect with us

Published

on

Maior conforto térmico, redução da poluição atmosférica e aumento da umidade relativa do ar são alguns dos benefícios que a arborização oferece para a população. Dessa forma, buscando proliferar essas vantagens, a Prefeitura de Maceió realizou, em 2023, o plantio de 12 mil mudas de árvores nativas em praças, vias e espaços públicos de diversos bairros da capital.

A presença dos corredores verdes na cidade, como se observa em grandes avenidas, além de melhorar o aspecto estético, tem função de minimizar as ilhas de calor, fornecer sombra para a população, diminuir a intensidade das pragas urbanas, mantendo o abrigo e habitat para pássaros e para os insetos polinizadores.

De acordo com a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), o processo de plantio de mudas tem um caráter psicológico, ao incentivar bons sentimentos como equilíbrio e harmonia em meio ao perímetro urbano. Não há um bairro ou área específica na capital que tenha recebido maior quantidade de mudas.

Em Maceió, a preferência é por plantas nativas, de forma que a chance de sucesso aumenta e o impacto ambiental é mais positivo. Entre as espécies mais usadas estão, por exemplo, os ipês (Tabebuia serratifolia – amarelo, roxo e rosa), Craibeiras (Tabebuia aurea), Oitis (Moquileia Tomentosa), Aroeiras (Schinus terebinthifolius Raddi), Palmeiras (Phoenix roebelenii), Acácias Imperiais (Cassia fistula) e o Paus-Brasil (Paubrasilia enchinata).

Plantio prioriza árvores nativas da região. Foto: Crystalia Tavares/Ascom Alurb
Plantio prioriza árvores nativas da região. Foto: Crystalia Tavares/Ascom Alurb

Karine Gabriela, diretora de arborização urbana da Alurb e bióloga por formação, afirma que o plantio de mudas traz um retorno importante não só para à comunidade mas também para todo o meio ambiente.

“A arborização traz muitos benefícios para a saúde dos moradores, além de melhorar a estética dos locais. O plantio de árvores é essencial para reduzir a quantidade de gás carbônico liberados por indústrias e veículos automotores, aumentando a presença de oxigênio e melhorando a respiração das pessoas”, disse.

Os principais locais escolhidos pela Prefeitura para receberam a arborização são os pontos crônicos de descarte irregular de lixo. Geralmente, áreas públicas que são usadas como reservatório de resíduos domiciliares, móveis inservíveis, restos de poda e de construção civil despejados incorretamente pela própria população. Dessa forma, o Município vem transformando regiões sem vida e os devolvendo à população como locais sustentáveis.

“As plantas são capazes de transformar a vida das pessoas. Com essa substituição, do lixo pelas árvores, a população ganha novos hábitos positivos e uma responsabilidade com o meio ambiente”, completou a diretora.

A Alurb também prioriza a escolha de locais que são pontos crônicos de descarte de lixo para os plantios. Foto: Crystalia Tavares/Ascom Alurb
A Alurb também prioriza a escolha de locais que são pontos crônicos de descarte de lixo para os plantios. Foto: Crystalia Tavares/Ascom Alurb

Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

Verified by MonsterInsights