Connect with us

Published

on

No último sábado (27), a Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) promoveu mais uma ação de testagem rápida no formato extramuros, ou seja, fora do ambiente das Unidades Básicas de Saúde. O evento ocorreu no Maceió Shopping, em frente ao Magazine Luiza, em parceria com o Sesc Alagoas e o Maceió Shopping, das 10h às 15h, e contou com a realização de 428 testes, beneficiando 107 pessoas.

Além disso, no sábado (27) e no domingo (28), foram realizadas intervenções educativas nas prévias carnavalescas da orla marítima da capital, resultando na distribuição de 28.800 preservativos externos, 2.500 internos e 1.500 sachês de gel lubrificante. Iniciativas como essas, de prevenção combinada, contribuem para diagnosticar precocemente as infecções e maximizar a eficácia dos métodos utilizados, além de promover a sensibilização sobre as doenças sexualmente transmissíveis.

“Durante a ação, com a disponibilidade dos testes de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, a pessoa pode optar por fazer apenas um deles ou realizar todos. Na entrega dos resultados, porém, oferecemos uma orientação direcionada de acordo com cada realidade individual”, relatou o técnico Fábio Mota, da Coordenação de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais.

De acordo com a Coordenação Técnica, a abordagem pós-teste tem como objetivo informar sobre o resultado, independentemente de ser positivo ou negativo para as ISTs. Além disso, é nesse momento que é discutida a necessidade de outras testagens, quando for preciso, e realizado o encaminhamento para os serviços de referência, caso algum dos testes apresente resultado positivo.

Vale ressaltar que, após a realização do teste, os resultados são entregues em apenas 30 minutos, proporcionando agilidade e eficiência no processo de diagnóstico.

A Coordenação Técnica destaca ainda que a testagem rápida não se limita a eventos específicos. Durante os dias da semana, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Bloco I, no Pam Salgadinho, o CTA do Hospital Universitário e o SAE do Hospital Escola Hélvio Auto oferecem esse serviço. Não é necessário encaminhamento nem marcação prévia, facilitando o acesso da população a esses importantes cuidados de saúde.

Wilson Smith / Ascom SMS

Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

Verified by MonsterInsights