Connect with us

Published

on

A Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) promoverá uma ação de testagem rápida em formato extramuros das Unidades Básicas de Saúde neste sábado (27), das 10h às 15h, no Maceió Shopping, em frente ao Magazine Luiza.

No local, a comunidade terá a oportunidade de realizar testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, uma medida essencial para promover a detecção precoce e o tratamento adequado dessas infecções. A testagem rápida é uma ferramenta eficaz na prevenção e controle dessas doenças, contribuindo para a saúde pública e o bem-estar da população. Além dos testes rápidos, a ação incluirá também a verificação da pressão arterial e medição de glicemia.

“A testagem hoje é uma das formas de evitar o desenvolvimento da Aids.  Quanto mais precoce se descobre a infecção pelo HIV,  mais eficaz é o tratamento, que sendo bem conduzido,  com boa adesão da pessoa, reduz a carga viral e quebra a cadeia de transmissão do vírus. A pessoa que tem relação sexual desprotegida, é recomendado realizar o teste 30 dias após a exposição de risco ou ao menos uma vez ao ano”, orienta a técnica da coordenação de IST da SMS, Teresa Carvalho.

Essa iniciativa reflete o compromisso da SMS de Maceió em levar serviços de saúde para além das unidades básicas, buscando alcançar um público mais amplo. O Maceió Shopping é um centro de compras de grande circulação e a escolha do local contribui para a captação de um público diverso, facilitando o acesso das pessoas aos serviços de saúde.

A SMS destaca a importância da participação da comunidade neste evento, enfatizando que a prevenção é a chave para uma vida saudável. A detecção precoce de infecções sexualmente transmissíveis é fundamental para garantir um diagnóstico e tratamento eficaz. A testagem rápida é disponibilizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Bloco I, no Pam Salgadinho, no CTA do Hospital Universitário e no SAE do Hospital Escola Hélvio Auto.

“Ao ampliar o acesso ao serviço, com a ação extramuros, nosso objetivo é que todas as pessoas que  sintam a necessidade de fazer o teste a partir da avaliação do seu comportamento de risco em relação às IST, tenham a oportunidade de acesso.  O teste é  realizado com a coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo e o resultado é disponibilizado, no máximo, em 30 minutos”, explicou Teresa Carvalho.

 

 

Wilson Smith / Ascom SMS

Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

Verified by MonsterInsights