Connect with us

Published

on

Trazendo muita música, folia e alegria para turistas e maceioenses, a Prefeitura de Maceió promove mais um ano do Festival Verão Massayó 2024. Consolidado no calendário da capital de todos os alagoanos, o evento fomenta a economia e o turismo local. Garantindo a diversão do público até o dia 21 deste mês no Estacionamento do Jaraguá, o festival também está contando com assistência e segurança para garantir os cuidados necessários à saúde dos foliões.

Em parceria com a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está oferecendo durante o Verão Massayó uma estrutura de serviços de saúde com três postos médicos, um no camarote, outro ao lado do camarote PCD e outro na pista.

“Além de ser um momento de muita diversão para o povo de Maceió, queremos oferecer também um espaço de cuidado aos turistas e maceioenses para garantir a saúde e a segurança de todos durante cada dia do Verão Massayó. Estamos marcando presença nesse grande evento trazendo diversos serviços de saúde para o público, promovendo assistência, promoção e educação em saúde”, afirma o secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias.

A equipe multiprofissional da pasta é composta por médicos e enfermeiros, e está disponibilizando ao público medicação injetável, caso necessário, e suporte de oxigênio em um mini ambulatório. Serviços de primeiros socorros serão disponibilizados para pequenas urgências, além de apoio técnico adequado e remoção para o Hospital Geral do Estado (HGE).

“A Secretaria Municipal do Saúde se organizou mais uma vez para atender as pessoas que passassem mal no show de verão. Nós estamos com três postos, com equipes multiprofissionais formadas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem. Os postos estão abastecidos com todas as medicações para a urgência e emergência para resolver os problemas aqui e, caso necessário, a gente encaminha para a UPA mais próxima”, explicou Beatriz Lira, supervisora do programa Saúde da Gente.

Os postos estão localizados na pista, ao lado do camarote e outro ao lado do camarote PCD.

Atendimentos de saúde que estão sendo oferecidos: 

Serviços de urgência

Uma equipe médica e técnica está sendo disponibilizada para auxiliar nos primeiros socorros, medicação e suporte de oxigênio, em tendas montadas no local, prezando pela saúde dos participantes.  Além disso, uma ambulância está a postos para realizar a remoção do paciente para cuidados especializados no HGE, caso seja necessário.

Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) também está realizando inspeções no local durante todo o evento – nos dias 12,13, 14, 19, 20 e 21 – a fim de diminuir os riscos à saúde do consumidor, averiguando se os serviços comerciais oferecidos estão adequados às normas sanitárias. Para prevenir qualquer irregularidade, a Visa de Maceió promoveu capacitações de boas práticas sanitárias junto aos comerciantes e ambulantes cadastrados para atuar no Verão Massayó 2024.

Prevenção das ISTs

Na área da prevenção, equipes da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS também estão atuando na distribuição de preservativos para o público durante os dias do evento e realizando orientações educativas referentes à importância de se prevenir contra as infecções sexualmente transmissíveis e onde procurar os serviços no município de Maceió.

 

 

Redação

Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

Verified by MonsterInsights