Connect with us

Published

on

SMS vai alertar a população sobre cuidados com as emoções para prevenir o adoecimento mental; além dos distritos sanitários, Centro e CAT Ponta Verde, ações serão levadas ao público do Verão Massayó

A Coordenação Técnica de Atenção Psicossocial (CTAP) da Secretaria de Saúde de Maceió inicia, na próxima quinta-feira (11), as ações do Janeiro Branco, campanha que visa prevenir o adoecimento mental da população a partir da conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde da mente e das emoções.

Para alcançar esse objetivo, equipamentos de saúde da capital estarão desenvolvendo várias ações, durante todo o mês, que irão abordar o tema, mais profundamente, com os usuários do SUS.

Dentre as atividades inclusas no cronograma da campanha, estão rodas de conversa, salas de espera, práticas integrativas, palestras educativas, além de ações de redução de danos direcionadas aos frequentadores do Verão Massayó.

Para a coordenadora técnica da CTAP, Roseane Farias, a pauta da saúde mental deve ser uma preocupação constante, não limitada apenas ao mês de janeiro e, por isso, é importante que todos entendam, cada vez mais, sobre as questões relacionadas ao assunto.

“Já está claro pra nós que a recente pandemia pela qual passamos modificou drasticamente o cenário psicoemocional da sociedade, sendo, esse, um assunto urgente a ser discutido e compreendido por todos para que possamos ajudar uns aos outros. O engajamento contínuo, seja no trabalho, entre amigos ou na sociedade em geral é crucial para acolher aqueles que enfrentam desafios psíquicos ou emocionais e promover um diálogo permanente sobre saúde mental”, enfatizou a coordenadora.

A campanha de 2024 vem com o tema “Saúde mental enquanto há tempo! O que fazer agora?” e, em Maceió, terá a seguinte programação:

11/01 – 9h – Dia D na Secretária Municipal de Saúde, Centro da cidade;

-12/01 – Dia D – I, II e II Distritos sanitários de saúde;

-12, 13 e 14 e 19, 20 e 21 (Verão Massayó)- Ações de redução de danos para a população em geral;

-19/01 – Dia D – IV, V VI – Distritos sanitários de saúde;

-26/01 – Dia D – VII e VIII – Distritos sanitários de saúde;

-29/01 – CAPS Infantojuvenil Luiz da Rocha Cerqueira;

-28/01 – Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em Ponta Verde;

-30/01 – Reunião com Psicólogos da Rede Municipal de Saúde – um entrelace entre as campanhas Janeiro Branco e Janeiro Roxo.

Sobre a campanha

A campanha Janeiro Branco surge como um importante marco para conscientizar sobre a vitalidade do cuidado com a saúde mental. A Organização Mundial da Saúde revela que 80% das pessoas com condições mentais carecem de tratamento adequado, sublinhando a necessidade urgente de abordar esse cenário.

O Brasil enfrenta uma prevalência significativa de ansiedade, afetando 9,3% da população. O professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB), Leonardo Sodré, destaca que o cuidado com a saúde mental está intrinsecamente ligado ao bem-estar geral, complementando os cuidados com a saúde física através da promoção de hábitos saudáveis.

É fundamental compreender que o cuidado preventivo desde o início é crucial para evitar complicações futuras. O psiquiatra destaca, ainda, a importância da prevenção primária, incorporando práticas como garantir uma boa qualidade de sono, praticar atividade física, cultivar boas relações sociais, e evitar estresse, álcool e drogas. Elementos que contribuem não apenas para a longevidade, mas também para a melhoria da funcionalidade individual.

Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

Verified by MonsterInsights