Connect with us

Published

on

A gestão do prefeito de Maceió, JHC, tem trabalhado desde o primeiro ano para garantir ações de cidadania, cuidados e acolhimento para os maceioenses. Em 2023 não foi diferente.

A administração sempre se alicerçou no lema de que política se faz com quem gosta de gente. E as ações colocadas em prática reforçam o compromisso da gestão de executar o pacto social, firmado com o intuito de melhorar a vida de todos.

“Gostar de gente é prática recorrente em nossa gestão. Estamos levando diversos serviços para as comunidades, bairros, periferias e colocando a população para ter acesso à saúde, assistência, educação, lazer e convívio social. A prefeitura dialoga diretamente com as comunidades e atende às reinvindicações”, destaca o prefeito.

Saúde perto da população

Este ano, o maior programa de saúde itinerante do país, o Saúde da Gente, realizou quase 500 mil atendimentos nas comunidades carentes de Maceió. O programa ampliou a assistência e incluiu os atendimentos para o público masculino.

O programa ampliou a assistência e incluiu os atendimentos para o público masculino. Foto: Victor Vercant / Ascom SMS
O programa ampliou a assistência e incluiu os atendimentos para o público masculino. Foto: Victor Vercant / Ascom SMS

Em setembro o prefeito JHC anunciou o primeiro hospital público municipal da história de Maceió: o Hospital da Cidade. O equipamento vai contar com atendimento e tecnologia de ponta, com serviços do Hospital Albert Einstein, um dos melhores centros médicos da América Latina.

O Hospital da Cidade começa a funcionar no primeiro trimestre de 2024, e é fruto de um investimento de R$ 266 milhões, recursos gerados com a indenização para a Prefeitura de Maceió pela Braskem. Quando estiver pronto, o hospital vai atender 55 mil pessoas por ano.

O Hospital da Cidade vai contar com atendimento e tecnologia de ponta. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió
O Hospital da Cidade vai contar com atendimento e tecnologia de ponta. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

Em junho de 2023, JHC entregou a Unidade de Telessaúde do Parque dos Caetés, no Benedito Bentes. A iniciativa inovadora já beneficiou cerca de 15 mil pessoas que residem no residencial.

Educação

A Prefeitura de Maceió promoveu, ao longo de 2023, diversas iniciativas e aulões preparatórios para importantes processos seletivos, beneficiando mais de 6 mil estudantes diretamente, além dos milhares de alunos que tiveram acesso aos conteúdos on-line. O objetivo é democratizar o acesso a instituições de ensino.

Encostas

Maceió passou pelo período chuvoso de 2023 sem registrar nenhum óbito. Nas encostas onde havia o maior risco de deslizamento, na Chã da Jaqueira, Benedito Bentes e em outros bairros, o medo de perder a casa e até a própria vida ou de familiares já havia sido substituído pelo alívio de ver pela primeira vez a tão esperada obra de contenção definitiva da barreira.

A Prefeitura de Maceió investiu R$ 12.789.221,90 em serviços que utilizam a tecnologia de geomantas e solos grampeados.

O prefeito ressaltou que o cuidado da gestão é com as pessoas. “Muitos políticos gostam de fazer obras que as pessoas veem e aqui é uma obra que ninguém vê, mas é fundamental para a sustentabilidade da nossa cidade. A gente está cuidando das pessoas, da nossa cidade, onde as pessoas realmente precisam. Hoje a gente vive outra realidade”, expôs JHC.

Transformação social

Um dos exemplos da transformação social pela qual Maceió passa é o Vergel do Lago. Esquecido durante décadas, o bairro hoje possui espaços de convivência, moradia digna, pavimentação e iluminação.

No Vergel do Lago, a Prefeitura está concluindo o complexo habitacional Parque da Lagoa, com 1.776 apartamentos. Foto: Secom Maceió
No Vergel do Lago, a Prefeitura está concluindo o complexo habitacional Parque da Lagoa, com 1.776 apartamentos. Foto: Secom Maceió

Lá, ainda está sendo finalizado o Parque da Lagoa, complexo habitacional com 1.776 apartamentos às margens da Lagoa Mundaú, levando dignidade social com moradia limpa e segura, deixando para trás uma realidade difícil naquela localidade.

Iluminação e segurança

Este ano, o número de luminárias em LED instaladas no município subiu 400% em relação ao ano de 2022. Foram colocados mais de 9 mil novos equipamentos pelas avenidas, ruas, praças e grotas da capital alagoana.

Os corredores de transporte, grotas e conjuntos habitacionais foram prioridades no cronograma de trabalho por se tratarem de áreas que têm por característica grande fluxo populacional, seja através das moradias ou pelo deslocamento das pessoas na mobilidade urbana.

Novos equipamentos sociais

Para garantir assistência social à população mais vulnerável, JHC entregou novas unidades de acolhimento para atender a população de rua e espaços para crianças de 7 a 17 anos, a Unidade Acolher, na Pitanguinha, para atender meninos, e a Unidade Luzinete Soares, na Gruta de Lourdes, para meninas.

A entrega do Centro Pop, no Benedito Bentes, em março deste ano, reforçou o compromisso da gestão municipal em assegurar assistência social aos maceioenses.

O prefeito JHC afirmou que com o equipamento na parte alta, a gestão começou efetivamente a ter rede de acolhimento para os mais vulneráveis. “Antes essas pessoas eram tratadas como invisíveis e hoje estão aqui como se estivessem na sala de casa, e é realmente isso, é a casa de vocês”, disse.

Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

Verified by MonsterInsights