Connect with us

Published

on

Com a chegada dos festejos de final do ano, é hora de planejar uma das tarefas mais importantes dessa época: a ceia de Natal. Para garantir a alegria dessa época, sem surpresas desagradáveis, a Vigilância Sanitária do Município (Visa de Maceió) orienta aos consumidores para ficarem atentos na escolha dos itens da ceia natalina.

Se o objetivo é proporcionar uma alimentação segura e de qualidade para a confraternização com familiares e amigos, alguns cuidados são fundamentais para assegurar a procedência dos produtos e prevenir a ocorrência de doenças transmitidas por alimentos (DTAs), que podem causar vômito, diarreia e dores abdominais, entre outros sintomas.

De acordo com a nutricionista e gerente de Alimentos da Visa de Maceió, Vitorya Sarah, os primeiros pontos a serem observados são a data de validade e o estado de conservação do alimento.

“É importante observar, no caso dos produtos de origem animal – carnes, aves, pescados ou cortes de suínos – se possuem selo de inspeção de órgãos fiscalizadores, que garantem a qualidade do produto. O segundo passo é prestar muita atenção nas características do alimento, como odor, textura e cor, que podem sofrer alterações com manipulação ou armazenamento inadequados”, destaca a nutricionista da Visa.

Vitorya orienta ainda que a observação deve ser feita também na compra de produtos enlatados, evitando-se a compra de itens amassados, enferrujados e, principalmente, estufados.

“Para aqueles que optarem pela praticidade do serviço de um buffet, a atenção deve estar voltada para a documentação do estabelecimento, que precisa ter um alvará sanitário vigente, pois o documento pressupõe que o local passou pela inspeção da Visa e segue os padrões da legislação sanitária”, informa Vitorya Sarah.

A gerente de Alimentos complementa que o cuidado com os produtos devem ser seguidos também ao chegar em casa, com o processamento ou congelamento imediatos. Dessa forma, será possível manter as características sensoriais e microbiológicas do alimento.

Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

Verified by MonsterInsights