Connect with us

Published

on

Representantes do Ministério da Saúde estiveram em Maceió, na quinta-feira (14), para compreender o cenário epidemiológico das meningites na capital. A reunião, que aconteceu no auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), no Jaraguá, teve com objetivo o fortalecimento das ações de enfrentamento da doença meningocócica.

Os técnicos do Ministério da Saúde se reuniram com representantes municipais e estaduais na sala de situação da Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas (Sesau) para a reunião de chegada. Na sequência, durante a tarde, foi seguido por uma visita à Unidade Básica de Saúde Aliomar Almeida Lins, localizada no Benedito Bentes.

Ainda durante a tarde do primeiro também foi visitada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jacintinho, uma vez que tanto o Benedito Bentes quanto o Jacintinho foram identificados como áreas com maior incidência de casos de meningites na capital. Os representantes do Ministério da Saúde puderam conhecer de perto o funcionamento da UPA, entendendo o fluxo de atendimento e levantar questões sobre as dificuldades encontradas.

O segundo dia da visita técnica foi marcado pela exploração de laboratórios essenciais para o diagnóstico e controle das meningites. A comitiva visitou o Laboratório Central de Alagoas (LACEN) e o Centro de Produção e Pesquisa de Medicamentos de Alagoas (CPML), responsável por serviços de diagnóstico para diversas instituições da rede de assistência à saúde. A ênfase foi dada à hemocultura e a realização de exames relacionados à doença.

Durante o período da tarde, a estrutura do Ambulatório Noélia Lessa também foi visitada, além das instalações da Diretoria de Vigilância em Saúde de Maceió. A Culminância da visita foi com a reunião de saída, onde foram apresentadas as fragilidades identificadas durante a visita e iniciou-se o debate para encontrar soluções.

A técnica de Vigilância Epidemiológica da SMS, Audrey Moura, acompanhou os técnicos durante toda a visita e falou sobre a passagem do Ministério da Saúde.

“Os representantes do Ministério da Saúde enfatizaram que o propósito da visita técnica foi fortalecer os laços e aprimorar o sistema de enfrentamento das meningites em Maceió. Na reunião de fechamento, elogiaram o esforço integrado observado e destacaram a importância de manter e fortalecer essa parceria para melhorar o fluxo estabelecido”, relatou a técnica.

A visita técnica do Ministério da Saúde representou um passo crucial na identificação e resolução de desafios enfrentados no enfrentamento das meningites em Maceió, reforçando a importância da colaboração entre as esferas federal, estadual e municipal na busca por soluções efetivas para a saúde pública.

Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

Verified by MonsterInsights