Connect with us

Published

on

Os bairros da parte baixa de Maceió têm presenciado uma verdadeira transformação com obras de infraestrutura realizadas pela Prefeitura de Maceió. Equipamentos públicos estão sendo reformados, vias estão sendo construídas e recuperadas, além de encostas e da costa marítima que estão recebendo obras de contenção.

O investimento em infraestrutura na região tem como objetivo melhorar as estruturas de mobilidade urbana e espaços de convívio não só na área da orla da capital, como também nos bairros que compõem a região lagunar, localidade que concentra um percentual considerável de maceioenses.

“A parte baixa de Maceió não é composta somente da região de praia e nós estamos constantemente atentos a isso. Nosso olhar está voltado a essa população que precisa de investimentos que levem a uma melhoria na qualidade de vida de diversas formas. Estamos trabalhando em frentes que promovam esse bem-estar”, disse o secretário Municipal de Infraestrutura, Lívio Lima.

Recuperação e construção de vias

Seja em Guaxuma ou no Vergel do Lago, as obras de melhoria na mobilidade urbana já estão levando mais conforto a quem precisa se deslocar por essas regiões. A Rota do Mar, que liga o Benedito Bentes ao litoral Norte, tem 5,9 km de extensão e já se tornou uma opção definitiva para os moradores que transitam entre a parte alta e parte baixa de Maceió, diariamente.

Além disso, a Rota da Lagoa, no Vergel do Lago, está sendo totalmente transformada com as ações de recapeamento em toda a extensão da via. Por lá, serão 8 km de obra, da Rua General Hermes até a rotatória da Praia da Avenida, com a fresagem do pavimento – que é a retirada total do asfalto velho – e a implantação das novas camadas asfálticas, garantindo uma via confortável e segura aos moradores.

A pavimentação também tem sido prioridade para a população de outras localidades da parte baixa. Bairros como Riacho Doce, Trapiche da Barra, Jaraguá, Pajuçara, Cruz das Almas, Jacarecica, Garça Torta, Jatiúca, Poço, Pontal da Barra, Ponta Verde, Prado, Guaxuma, Ipioca e Mangabeiras já receberam pavimentação em diversas ruas.

Revitalização de equipamentos públicos

A qualidade de vida da população que reside na parte baixa também está ligada ao lazer. Para isso, a Prefeitura de Maceió já revitalizou áreas de convívio público em diversos bairros da região.

Na região lagunar, os moradores do Vergel do Lago agora podem contar com espaços de lazer totalmente revitalizados, equipados e seguros, com a reforma das praças Cruzeiro do Vergel, Padre Cícero e a instalação da Rua Aberta, na orla da lagoa Mundaú.

Já o bairro Ponta Grossa recebeu revitalização em toda a estrutura da Praça Getúlio Vargas e está sendo palco de uma grande obra de reforma e ampliação da Casa do Idoso, uma instalação que servirá de abrigo para idosos em situação de vulnerabilidade social e que residem na capital.

Contenções marítima e de encostas

A segurança da população, que mora em áreas de risco ou que transita pela orla marítima de Maceió, também estão entre as prioridades nas ações da Prefeitura de Maceió.

No Reginaldo, a população já consegue sentir os efeitos positivos das obras de contenção e proteção de encostas na região da Travessa Campo Alegre. Na localidade, já foram concluídas ações em quatro barreiras que traziam riscos à população, especialmente na quadra chuvosa.

Moradores do bairro Cruz das Almas agora também podem dormir tranquilos com o fim da execução da obra de proteção de encosta na região que dá acesso à grota do Arroz. A aplicação da tecnologia de geocomposto garantiu mais segurança aos moradores, que conviviam com o constante medo de deslizamentos.

Para além destas ações, do Pontal da Barra a Jacarecica, a orla marítima também recebe investimentos na segurança de quem transita pelo calçadão da praia. Quem passeia por lá já sente a diferença na paisagem com a finalização da obra de contenção marítima nos bairros Jacarecica, Jatiúca e também na Praia do Sobral.

Atualmente, o Pontal da Barra recebe obras de contenção em 1,2km de extensão de sua costa marítima, que apresentava danos visíveis em razão do impacto causado pela erosão do mar.

Renasce Salgadinho

Presente nos bairros Cruz das Almas, Jacintinho, Centro, Poço e Jaraguá, o Renasce Salgadinho, maior obra ambiental em curso na capital, também segue com serviços a todo vapor.

O projeto, que está orçado em R$ 76,4 milhões, além de garantir uma requalificação ambiental, conta ainda com mais de 20 intervenções, beneficiando assim, mais de 300 mil maceioenses, com a revitalização do Riacho Salgadinho.

Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

Verified by MonsterInsights