Connect with us

Published

on

O verão, a estação mais quente do ano, ainda nem chegou. Porém, já é possível sentir que os dias estão mais quentes, sendo necessário tomar uma série de cuidados para garantir o bem-estar do organismo durante o calor intenso.

Além do uso do protetor solar, que deve ser diário, existem outros cuidados pertinentes ao corpo que a população deve ficar atenta, como a ingestão de líquidos e o consumo de alimentos que contribuem para a hidratação corporal.

Por isso, especialistas da Secretaria de Saúde de Maceió reforçam a importância desses cuidados, trazendo dicas de como manter a saúde do organismo durante os dias mais quentes.

De acordo com o nutricionista da Coordenação Técnica de Promoção e Educação em Saúde (CTPES), Pedro Henrique Bezerra, manter o corpo hidratado é fundamental para obter a saúde do organismo em sua plenitude. “Durante o calor intenso é essencial manter-se bem hidratado e fazer escolhas alimentares saudáveis para lidar com o aumento da temperatura e a exposição ao sol. Manter uma hidratação adequada é fundamental para uma boa digestão, circulação, fortalecimento dos músculos e função cerebral”, afirma.

Um dos cuidados essenciais durante o verão é fazer a ingestão de água. Sobre isso, a fonoaudióloga da CTPES, Letícia Santana, ressalta a importância do consumo regularmente para manter o corpo bem hidratado.

“Beber água regularmente é imprescindível. Devemos aumentar a ingestão de água nessa época do ano, pois a transpiração aumenta no calor. Temos que beber, pelo menos, oito copos de água por dia, ajustando isso conforme for necessário, com base em sua atividade física e condições climáticas. Se estiver envolvido em atividades físicas intensas, o consumo de líquidos, principalmente de água, é de extrema importância, pois ajuda no transporte de nutrientes, regula a temperatura corporal e previne câimbras”, reforça.

Além de líquidos, diversos alimentos também podem contribuir para a hidratação corporal durante o calor intenso como melancia, melão, abacaxi e laranja. Segundo o nutricionista, refeições leves também são primordiais para manter a energia do corpo em dias mais quentes.

“O ideal é optarmos por refeições leves e frescas como saladas, frutas, legumes e carnes magras como frango, peixe e feijão, que são opções saudáveis para ajudar na recuperação muscular e manter a energia. Já os alimentos ricos em gordura podem ser difíceis de digerir no calor, por isso é importante optarmos por gorduras saudáveis, como as encontradas em sardinha ou abacate”, comenta Bezerra.

Dicas práticas dos especialistas para ter saúde nos dias quentes:

  • Consuma alimentos ricos em água como melancia, melão, abacaxi e laranja. Eles ajudam na hidratação e fornecem nutrientes essenciais.

  • Evite bebidas cafeinadas e alcoólicas, pois podem contribuir para a desidratação.

  • Consuma chás, além de refrescantes e saborosos, os chás possuem ação anti-inflamatória.

  • Opte por refeições leves e frescas como saladas, frutas, legumes e carnes magras.

  • Evite alimentos gordurosos, eles podem ser difíceis de digerir no calor.

  • Reduza o consumo de sal e açúcar.

  • Fracione as refeições, faça refeições menores ao longo do dia para evitar a sensação de desconforto e inchaço.

  • Evite alimentos que causam desconforto digestivo. Alguns alimentos podem causar desconforto digestivo no calor, como frituras e alimentos com temperos industrializados.

Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

Verified by MonsterInsights