Connect with us

Published

on

O prefeito JHC e o secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias, participaram na manhã desde sábado (18) de um mutirão de consultas oftalmológicas, na Fundação Brasil de Apoio ao Idoso (Funbrasil), no bairro do Farol. A iniciativa é uma parceria entre o município, por meio do Sistema de Marcação e Regulação (Pronto!), e a instituição e tem o objetivo de zerar a fila para procedimentos oftalmológicos pelo SUS.

Segundo o prefeito de Maceió, esse é um momento especial para a saúde da capital. “Pegamos a saúde sucateada, sem estratégia e com dificuldade de acesso e hoje avançamos muito. Temos o Corujão da Saúde, Saúde da  Gente e levamos saúde pública a quem mais precisa. Estas parcerias com as instituições nos dão fôlego para que possamos zerar essas filas. Não conseguimos fazer tudo sozinhos e o terceiro setor está aí pra nos ajudar, por meio de um trabalho sério que leva assistência a quem mais precisa”, destaca JHC.

Já o secretário de Saúde, Luiz Romero Farias, afirma que a gestão está focada em reduzir e zerar as filas de espera por consultas e procedimentos em diversas áreas. “Dar andamento a essas consultas é fundamental para que as pessoas sejam conduzidas para as próximas etapas de seu tratamento. Hoje é o último dia desse mutirão, onde serão atendidas as últimas 500 pessoas, de uma fila de 1.700. Fizemos o mesmo durante o Outubro Rosa com os exames para as mulheres. Com trabalho e organização estamos empenhados em ampliar cada vez mais esse acesso”.

Durante toda a manhã deste sábado, os usuários passaram por triagens e consultas oftalmológicas para que fossem identificadas suas necessidades. Caso seja cirurgia de catarata ou pterígio, por exemplo, essas pessoas já são encaminhadas para exames pré-operatórios e cirurgia na própria instituição, que oferece toda a linha de cuidados em oftalmologia.

No local, também é oferecido tratamento de glaucoma, limpeza de lente, exames como retinografia, mapeamento de retina, entre outros.

Usuários atendidos

Rogério Alves é engenheiro mecânico e participou das ações dessa manhã. “É minha primeira vez na Funbrasil e o atendimento foi super rápido e superou minhas expectativas. Consegui fazer meus exames de rotina e ver como está a saúde dos meus olhos”, comemora.

A fundadora da Funbrasil, Rose Davino, destaca que essa foi uma parceria que deu certo. “Aqui oferecemos uma linha de cuidados completa, não só para a catarata, mas para outras doenças. Essa parceria de Maceió com a Funbrasil beneficia a todos aqueles que mais precisam e que há tempos esperavam na fila por atendimentos”.

Por meio da iniciativa, também serão atendidas 180 crianças que estão na fila para oftalmologia pediátrica. Maceió seguirá firmando parcerias para que os usuários do SUS tenham seu atendimento de forma rápida e com qualidade.

Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

Verified by MonsterInsights