Connect with us

Published

on

Durante o Dia de Finados, na última quinta-feira (2), os oito cemitérios da capital abriram as portas para receber cerca de 70 mil pessoas que aproveitaram a data para homenagear seus parentes falecidos.

O número é semelhante ao de 2022, quando cerca de 70 mil pessoas também foram aos cemitérios para visitar e levar flores aos túmulos. Para que o dia fosse mais confortável para os visitantes, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) intensificou os serviços de reparo nas semanas que antecederam o feriado. Quem foi a um dos campos-santos municipais viu que, além da limpeza constante desses locais, foram feitos consertos e pintura nas calçadas, muros, meio-fio e capelas.

Foto: Secom Maceió
Foto: Secom Maceió

De acordo com Tarcísio Palmeira, coordenador-geral de Gestão de Serviços Funerários, era de se esperar um movimento acima do normal este ano para o dia de visitas e celebração.

“Depois que a pandemia chegou ao fim, os números subiram muito. Igualmente ao ano passado, tivemos a média de 70 mil pessoas nos campos-santos. As pessoas que foram até os cemitérios encontraram locais limpos e organizados para melhor recebê-los nessa data especial, além de todos os protocolos sanitários sendo respeitados e exigidos pela Prefeitura de Maceió”, disse.

Foto: Alisso Frazão/Secom Maceió
Foto: Alisso Frazão/Secom Maceió

Maria Silva, ambulante que vendeu flores em frente a um dos cemitérios, diz que o movimento este ano foi interessante assim como o ano anterior. “Consegui vender muitas flores dessa vez. Ano passado, também tinha muita gente, mas ainda estavam com medo da pandemia”, contou.

Durante todo o feriado, agentes de limpeza da Alurb percorreram os campos-santos fazendo a limpeza de itens deixados pelos visitantes e mantendo a organização do local. A Autarquia também ofertou missas, cultos, bênçãos e atendimento espiritual, para quem visitou o jazigo de seu ente querido.

Cemitério Santo Antônio, em Bebedouro

Reaberto em outubro de 2021, após um período fechado devido ao afundamento de solo no bairro de Bebedouro, o Cemitério Santo Antônio também passou por todos os reparos necessários e serviço de limpeza.

Esse campo-santo, em específico, teve seu horário reduzido durante o Dia de Finados do último ano, além da necessidade de agendamento para comparecer. Este ano, o funcionamento foi igual em todos os cemitérios e não houve a necessidade de agendamento prévio para visitação.

Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

Verified by MonsterInsights