Connect with us

Published

on

Com o objetivo de trazer mais segurança e preparação para enfrentar o período chuvoso, a Defesa Civil de Maceió apresentou, nesta quarta-feira (1º), as estratégias que são parte do Previne Maceió 2024, um programa capitaneado pelo órgão, que dispõe de todas as ações de prevenção e preparação para o período chuvoso na capital.

O coordenador-geral da Defesa Civil Municipal, Abelardo Nobre, pontuou durante a reunião sobre as ações que fizeram com que Maceió não registrasse mortes em decorrência das chuvas nos últimos dois anos.

“Nós acompanhamos os estragos que a chuva tem causado em outros estados, dos quais, inclusive, estivemos presentes para dar suporte como São Paulo e Rio Grande de Sul. Maceió também já enfrentou em outros anos, invernos com muitos danos. Mas graças a um planejamento bem elaborado e uma equipe engajada, temos conseguido trabalhar e obter êxito”, enfatizou o coordenador.

Coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, apresentou o Previne Maceió 2024. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió
Coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, apresentou o Previne Maceió 2024. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

Entre as principais ações preventivas estão a aplicação de lonas nas encostas e as obras de proteção com geocomposto (geomanta).

“Aplicamos as lonas em mais de 300 pontos em toda Maceió este ano, e mais de 16 encostas receberam proteção com geocomposto, proporcionando muito mais segurança para quem reside nas áreas de risco de toda a capital”, explicou o diretor de planejamento, prevenção e redução de riscos da Defesa Civil Municipal, Matheus Montenegro.

Planejamento e ações do Previne Maceió

O plano tem em seu escopo as atividades desenvolvidas por cada pasta em situações de eventos extremos, como fortes chuvas e/ou inundações.

Antes do período chuvoso chegar, a Defesa Civil Municipal prepara o plano fazendo o levantamento das áreas de risco, identificando as demandas existentes em cada localidade, não somente para proteger as encostas, para evitar que haja deslizamentos de massa, mas também para realizar ações conjuntas com outras secretarias.

A partir do mês de janeiro de cada ano, as ações de prevenção previstas no plano serão iniciadas. Entre elas estão a limpeza de galerias de águas pluviais, a desobstrução de canais, manutenção das drenagens e poda de árvores.

As ações emergenciais são colocadas em prática durante o período chuvoso. Elas fazem parte do escopo de atuação da Defesa Civil de Maceió, baseadas no eixo de resposta à população, que vem após as ações de I – prevenção, II – preparação, seguidas do IV – restabelecimento, depois dos eventos extremos.

Trabalho integrado – Veja a função de cada pasta e órgão municipal no Previne Maceió:

Defesa Civil de Maceió

Atuará na sistematização do diagnóstico e encaminhamento das situações de risco para os órgãos competentes.

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Pode contribuir com o oferecimento de escolas que servirão de abrigo.

Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

Auxilia nos cuidados sanitários com as famílias abrigadas.

Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc)

Faz a demolição dos imóveis condenados.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes)

Facilita o acesso das famílias desabrigadas e desalojadas aos abrigos municipais.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional (Semhab)

Realiza o cadastro das famílias no programa de habitação.

Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra)

Atua nas obras de drenagens das encostas.

Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza urbana (Alurb)

Atua nas supressões e podas das árvores que possam prejudicar em casos de deslizamento.

Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT)

Atua nas interdições das vias, para garantir um fluxo seguro.

A reunião foi conduzida pelo secretário do Gabinete Civil, Felipe Lins. Estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb); da Secretaria Municipal de Educação (Semed); da Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb); do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT); da Secretaria Municipal de Governo e de Subprefeituras (Segov); da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra); da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc); da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) e da Defesa Civil Municipal.

Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

Verified by MonsterInsights