Connect with us

Published

on

A última quarta-feira (25) foi marcada pela abertura do 9º Fórum eMulti + 10º Seminário Alagoano de Atenção Básica (SAAB), eventos que em 2023 foram realizados de forma simultânea e têm o objetivo de promover um espaço de reflexão e diálogo com profissionais, estudantes e gestores da área de saúde.

O encontro, que ocorreu no auditório da Uncisal (Trapiche da Barra) foi realizado pela equipe Multidisciplinar da Atenção Básica (eMulti) da SMS em parceria com o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

A responsável técnica pelo eMulti da SMS, Kelly Luz, destacou que este é um espaço de formação para residentes e profissionais, cujo intuito é buscar o fortalecimento da Atenção Primária. “Com oficinas, mesas redondas, palestras, discutimos os processos de trabalho da atenção primária e a atuação profissional, oferecendo um ambiente de trocas de experiências e criação de soluções para o fortalecimento da assistência à saúde”, afirmou.

O evento contou também com a presença da diretora de Atenção à Saúde da SMS, Alayde Ricardo, que destacou que a integração entre os serviços é sinônimo de SUS. “A proposta de integrar os eventos foi excelente, pois com uma política de educação permanente, que integre ensino, serviço e comunidade, levando o ensino para conhecer a realidade. A formação desses profissionais será ainda mais fortalecida e eles terão um olhar ampliado e diferenciado em sua atuação profissional, sempre dispostos a transformar, modificar e aprender”, pontuou.

Este ano o 9º Fórum eMulti conta com o tema “Transição eMulti: novos processos de organização de trabalho”, já o 10º Seminário Alagoano de Atenção Básica trouxe como temática central “Processos de Trabalho na Atenção Primária: Vivências, Desafios e Possibilidades”. A integração entre os dois eventos estabelece uma conexão entre iniciativas acadêmicas e as perspectivas práticas da gestão pública de saúde, unindo conhecimento teórico e experiência de campo.

Entre as temáticas discutidas nas atividades do evento estavam os efeitos da informatização na Atenção Primária, o cuidado compartilhado em saúde, processos de trabalho, desafios da Atenção Primária à Saúde e redes e fluxos intra e intersetoriais.

Os trabalhos aprovados durante o evento foram socializados com os demais neste primeiro dia. Na quinta-feira, 26, os melhores trabalhos apresentados receberão uma premiação.

O evento contou com a presença do reitor da Uncisal, Henrique de Oliveira; Elaine de Oliveira, coordenadora das residências em Saúde da Uncisal; Mara Ribeiro, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uncisal e Giulia Machado, residente da Residência Multiprofissional em Saúde da Família.

Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

Verified by MonsterInsights