Connect with us

Published

on

A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) está realizando o seu vigésimo congresso alagoano, evento que acontece em Penedo, com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Dezenas de conselheiros municipais e representantes da educação dos municípios de Alagoas participam do congresso que acontece no Centro de Convenções e Eventos Comendador Zeca Peixoto, o antigo Cinema São Francisco.

Os debates abertos nesta terça-feira, 24, estão focados no tema “Fortalecimento dos Conselhos de Educação: Movimento para Efetivação do Planejamento Decenal à Luz da Garantia do Direito Educacional”.

De acordo com a coordenadora geral do XX Congresso da UNCME, Marly do Socorro Vidinha, o objetivo é fomentar discussões sobre as políticas educacionais e questões importantes como o fortalecimento dos conselhos municipais de educação, da gestão democrática e da participação social.

“Estamos cuidando para que os direitos educacionais estejam garantidos e presentes nas ações de todos os espaços que atuam por justiça social”, afirma Marly Vidinha sobre a ampliação de diálogos e o alinhamento de ações interinstitucionais para o planejamento e a execução das políticas públicas previstas nos Planos Nacional Estadual e Municipais de Educação, com destaque para a gestão democrática, fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação (CMEs, CACS FUNDEB e CAE), Grêmios Estudantis e Conselhos Escolares.

A pauta do congresso da UNCME também destaca a defesa do direito educacional, com financiamento, acesso e permanência da educação laica, equitativa e com qualidade social. O Secretário Municipal de Educação, Luciano Lucena, destaca a participação dos municípios alagoanos no congresso em Penedo.

“Estamos recebendo conselheiros municipais de mais de 70 municípios alagoanos nesses dois dias, debatendo e sugerindo ações para que a educação avance cada vez mais.”, declara o gestor da pasta destaque no cenário nacional pelos investimentos no sistema de tempo integral e tecnologia digital na rede pública das unidades da Prefeitura de Penedo.

SECOM PMP

Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

Verified by MonsterInsights