Connect with us

Published

on

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) alerta para um golpe que está sendo aplicado em estabelecimentos comerciais envolvendo o nome do órgão público. Nos últimos dias, comerciantes relataram que receberam uma ligação informando que o Alvará Sanitário do empreendimento estaria vencido, funcionando de maneira irregular e, por causa disso, estariam cobrando uma quantia em dinheiro para renovar a documentação que autoriza o funcionamento do local de acordo com o código sanitário municipal.

O chefe especial da Visa, Airton Santos, explica que o órgão não faz ligações para nenhum empresário e que é necessário que todos fiquem atentos a esse tipo de golpe. “Durante as inspeções ou em uma liberação de Alvará Sanitário, a Vigilância Sanitária de Maceió não liga para os empresários de forma alguma. Todo o processo para liberação de documentação é feito em nosso sistema, tudo de forma on-line ou presencialmente aqui na Vigilância. Mas, infelizmente, essas pessoas que estão ligando tentam convencer os empresários a regularizarem o Alvará Sanitário e, para isso, pedem dinheiro. Todos precisam ficar atentos a esse tipo de golpe, pois a Vigilância Sanitária é um órgão de credibilidade que atua de forma correta em prol da saúde pública de todos os maceioenses”, afirmou.

Fiscais usam colete e crachá de identificação. Foto: Ascom SMS
Fiscais usam colete e crachá de identificação. Foto: Ascom SMS

Como identificar os fiscais

Fiscais da Vigilância Sanitária de Maceió não fazem abordagem por telefone, eles vão pessoalmente ao estabelecimento usando colete e crachá de identificação. Os verdadeiros fiscais são orientados a repassar informações a proprietários de estabelecimentos e funcionários sobre procedimentos que devem ser feitos para evitar riscos à saúde dos maceioenses.

Contato

Os estabelecimentos que receberem qualquer tipo de ligação suspeita podem entrar em contato com a Vigilância Sanitária para relatar o ocorrido ou esclarecer dúvidas sobre os procedimentos pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias.

Os contatos também servem para o recebimento de denúncias de estabelecimentos que funcionam de maneira irregular, fora das normas sanitárias. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.

Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

Verified by MonsterInsights