Connect with us

Published

on

Dando andamento às ações definidas para o Plano de Enfrentamento à Meningite e ao Surto de Doença Meningocócica em Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início à sensibilização e capacitação de profissionais de saúde. O objetivo é esclarecer todas as dúvidas em relação ao agravo, possibilitando uma detecção de casos mais precisa, além de uma notificação imediata.

“Estamos capacitando nossas equipes para serem multiplicadoras na disseminação de informações seguras sobre as meningites. Esses profissionais darão suporte tanto para nossa área técnica, quanto nas demandas relacionadas ao micro planejamento da campanha de multivacinação, que foi antecipada e já iniciada”, explica Audrey Moura, enfermeira da área técnica das meningites na Coordenação de Vigilância Epidemiológica da SMS.

Da primeira capacitação, participaram profissionais de saúde da equipe eMulti (antigo Nasf) e do Sistema Prisional, que receberam informações gerais sobre a doença, como as causas da meningite e seus sinais e sintomas de alerta, por exemplo. Além disso, foram orientados sobre como conduzir um caso suspeito.

Município seguirá repassando informações essenciais para as equipes controlarem e combaterem o agravo. Foto: Cortesia
Município seguirá repassando informações essenciais para as equipes controlarem e combaterem o agravo. Foto: Cortesia

“Reforçamos os procedimentos de controle e prevenção da doença, como a quebra da cadeia de transmissão, as vacinas que integram a Rede SUS relacionadas às meningites e informações acerca da Vacina Meningocócica Tipo B, que até o momento só é disponibilizada na rede privada”, ressalta Audrey, que ministrou a capacitação junto à enfermeira Verlane Tenório.

A coordenadora técnica de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis da SMS, Rosicleide Barbosa, ressalta que a capacitação de profissionais prevista no Plano Municipal de Enfrentamento à Meningite também será estendida à UPAS e aos profissionais que estão na porta de entrada da assistência em saúde no Município, as unidades básicas.

Mais capacitação

Nesta sexta-feira (6), as equipes de saúde da Atenção Primária nos 1°, 3°, 5° e 7° Distritos Sanitários participarão, às 15h, de forma virtual, da Capacitação sobre Manejo Clínico e Vigilância das Meningites.

Na segunda-feira (9), será a vez dos profissionais de saúde dos 2°, 4°, 6° e 8° Distritos Sanitários passarem por esse treinamento, que possibilitará ao Município ampliar a equipe de suporte no enfrentamento a surtos da doença meningocócica.

Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

Verified by MonsterInsights