Connect with us

Published

on

A aplicação de lonas é uma das atividades desempenhadas pela Defesa Civil de Maceió com o objetivo de proteger as encostas e evitar deslizamentos de barreiras nas áreas de risco. Esta ação está prevista no Previne Maceió, o plano de prevenção e enfrentamento ao período chuvoso da capital alagoana, coordenado pela Defesa Civil Municipal.

“Com as ações previstas no Previne Maceió, nós conseguimos finalizar o segundo período chuvoso consecutivo sem mortes na capital alagoana. A preparação da Defesa Civil Municipal, alinhada a ações integradas com as demais secretarias do Município, traz resultados efetivos e mais segurança para a população”, enfatiza o coordenador-geral da Defesa Civil da capital, Abelardo Nobre.

Mais de 280 pontos em bairros com áreas de risco foram contemplados até o final de setembro de 2023, com um total de 58 mil metros quadrados de área protegida.

“A aplicação de lonas nas encostas é realizada para mitigar os riscos de deslizamentos de massa, evitando que as águas pluviais infiltrem no solo. Essa proteção impede que o solo fique encharcado e provoque um dos desastres que mais geram transtornos para a população das áreas de risco”, explica Matheus Montenegro, diretor de Planejamento, Prevenção e Redução de Riscos da Defesa Civil Municipal.

Ação integra plano de enfrentamento ao período chuvoso. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió
Ação integra plano de enfrentamento ao período chuvoso. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

Veja os bairros que já foram contemplados com a proteção:

●     Jacintinho, com 8.432 m²;

●     Benedito Bentes, com 8.088 m²;

●     Petrópolis, com 5.464 m²;

●     Feitosa, com 4.160 m².

A medida paliativa protege as encostas enquanto as contenções, que são obras definitivas, estão em processo de execução.

Além das áreas já mapeadas que vão receber as lonas, a população pode solicitar o serviço, ligando para o número 199. Uma equipe técnica vai ao local verificar se a aplicação pode ser feita na encosta ou se outras medidas podem ser efetivadas para a segurança da comunidade.

Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

Verified by MonsterInsights