Connect with us

Published

on

O primeiro lugar no Troféu Norte-Nordeste Loteria Caixa de Atletismo Sub-16 é de Maceió. O estudante da escola municipal Hévia Valéria, localizada no conjunto Village Campestre I, Luan Leite da Silva Nascimento, não só garantiu a medalha de ouro, como fez o 4º melhor salto do ano nessa temporada, garantindo a 4ª posição no ranking nacional.

Com uma combinação de velocidade e técnica, o estudante pulou 13,51 metros no salto triplo, ficando apenas 12 centímetros do recorde do campeonato. A competição ocorreu na Universidade Federal de Forteza, (UNIFOR), nos dia 09 e 10 de setembro.

A façanha foi logo após da participação do estudante nos jogos da Juventude na categoria sub 18, realizada na cidade de Ribeirão Preto, no período de 01 a 16 de setembro. Nesta competição, o estudante teve a companhia de Ketylly Vitória dos Santos de 15 anos, também aluna da escola Hévia Valéria, que competiu no lançamento de dardo.

Apesar de não ter conseguido ficar entre os primeiros lugares, a competição serviu de muito aprendizado para os dois, como explica o professor e treinador, Darlan Viana.

“Luan ficou na 12ª colocação e Ketylley na 20ª. A participação nos Jogos da Juventude serviu como aprendizado, tanto para o Luan quanto para a Ketyley Vitória, porque é uma competição sub-18, onde encontra alunos com 16, 17 anos, e eles ainda não têm 15 anos”, explica o professor.

No campeonato Norte-Nordeste de Atletismo, a estudante Ketyley também mostrou que veio para competir e conseguiu a 7ª colocação na competição, repetindo as melhores marcas pessoais.

Feliz e radiante com o título, o campeão no salto triplo na categoria sub-16, garante que o atletismo mudou sua vida.

“Estou muito feliz em representar Alagoas. O salto triplo é um esporte que eu gosto muito. Descobrir o atletismo fazendo futebol e nos jogos internos da escola, foi daí que descobrir que tinha talento. O atletismo mudou minha vida, hoje me vejo conhecendo novos estados e novas culturas, tudo isso é incrível. Se não fosse o atletismo, não tinha saído da minha cidade”, afirmou Luan.

Com a conquista de ter conseguido ficar entre os melhores resultados nacionais, o seu próximo desafio será o Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-16, que ocorrerá em Recife (PE), no mês de outubro.

Prata da casa

A escola municipal tem feito um excelente trabalho no esporte, prova disso são os resultados de atletas talentosos, além dos estudantes Luan e Ketyley como é o caso dos estudantes Sthanley Kauê, que garantiu o vice-campeonato no lançamento de disco e também da estudante Enik Eduarda que foi vice-campeã no lançamento do dardo nos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal).

Trabalhos Sociais

O professor de educação física, Darlan Viana, atua na rede municipal de educação há 16 anos. Ele conta que gosta de desenvolver trabalhos sociais como os que realizam com os alunos da escola Hévia Valéria. “Sempre me coloco à disposição. Os alunos fazem esportes no contraturno. Desenvolvemos esse trabalho lá na Universidade Federal de Alagoas, onde sedem os espaços e toda a estrutura. O treino acontece três vezes por semana de forma voluntária”, explica.

Para o professor realizar esse trabalho é uma forma de oportunizar e direcionar a vida de muitos estudantes: “Essa é a primeira competição que eles participaram fora do estado, eles sempre participaram de competições aqui internas, como o campeonato Alagoano, onde eles sempre ganham, sempre se destacam nas competições internas, onde credenciam eles a participar de competições fora do estado. Esse trabalho visa oportunizar e dar uma direção na vida desses adolescentes”.

Luan e Ketey durante o Troféu Norte-Nordeste. Foto: Cortesia.
Luan e Ketey durante o Troféu Norte-Nordeste. Foto: Cortesia.

Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

Verified by MonsterInsights