Connect with us

Published

on

Ter hábitos saudáveis e manter os cuidados com a saúde íntima, por meio da realização de exames preventivos de forma periódica, são dicas fundamentais para a manutenção da saúde e, consequentemente, para o aumento da longevidade feminina. Por isso, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) segue reforçando às mulheres sobre a importância de buscar a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças graves.

Para isso, o Município disponibiliza serviços especializados no Espaço da Mulher do Bloco C do Pam Salgadinho, um ambiente voltado ao cuidado da saúde feminina, com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de colo do útero, câncer de mama e outras patologias.

Funcionando desde 2020, o Bloco C conta com especialidades como Climatério, Enfermagem, Proctologia, Mastologia, Psicologia e Serviço Social, além da realização dos procedimentos de Colposcopia, Anuscopia, Peniscopia, biópsia do colo, vulva e vagina, pequena cirurgia de vulva, entre outros. O local também garante acesso ao público masculino que apresenta sintomas sugestivos de acometimento genital.

“O Bloco C disponibiliza serviços de saúde para a promoção do cuidado à saúde da mulher e do homem também. Especificamente para as mulheres, a colposcopia vai possibilitar a visualização do colo do útero e de todo o canal vaginal. Um exame muito importante, assim como a citologia, que detecta a presença de lesões pré-cancerosas antes que elas se tornem um câncer. Por isso, a prevenção é o caminho que todas as mulheres devem percorrer”, destaca a enfermeira e coordenadora do Bloco C do Pam Salgadinho, Zara Moraes.

Enfermeira e coordenadora do Bloco C do Pam Salgadinho, Zara Moraes. Foto: Victor Vercant/Secom Maceió
Enfermeira e coordenadora do Bloco C do Pam Salgadinho, Zara Moraes. Foto: Victor Vercant/Secom Maceió

Kátia Silva, 43 anos, é técnica de enfermagem e usuária do serviço. Ela revela que, recentemente, descobriu um nódulo na mama direita e esteve no Bloco C para realizar atendimento com um mastologista.

“Eu sempre estou fazendo meus exames ginecológicos, porém, um certo dia, comecei a sentir dor na mama direita, procurei o serviço de mastologia e descobri um nódulo na mama. Hoje, eu vim trazer a biópsia para saber se é benigno ou maligno. Quanto mais cedo a gente receber o diagnóstico, melhores são as chances de cura, porque iniciamos o tratamento o mais rápido possível. Por isso, eu recomendo que todas as mulheres procurem atendimento médico, pelo menos uma vez ao ano, mesmo que não tenham sintomas, porque prevenir é melhor que remediar”, comenta.

Kátia Silva, usuária do Bloco C do Pam Salgadinho. Foto: Victor Vercant/Secom Maceió
Kátia Silva, usuária do Bloco C do Pam Salgadinho. Foto: Victor Vercant/Secom Maceió

Porta de entrada do SUS

Para que o público feminino receba o atendimento especializado no Bloco C, é necessário passar pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são a porta de entrada ao usuário no Sistema Único de Saúde (SUS) e responsáveis pelos atendimentos de rotina. É na UBS que as usuárias são encaminhadas às Unidades de Referência em Saúde da capital, para que possam receber serviços médicos especializados, caso necessitem.

“O Bloco do C do PAM Salgadinho é referência. Logo, as mulheres precisam procurar, inicialmente, as Unidades Básicas de Saúde. Após descobrirem alguma doença ou uma situação que necessite de um procedimento mais especializado, elas podem ser encaminhadas ao Bloco C. Por isso, é importante que o público feminino procure uma UBS mais próxima de sua residência para fazer exames preventivos. Tomando essas atitudes, elas realizam o diagnóstico precoce de uma possível doença e, consequentemente, tendo mais chances de cura ao iniciar o tratamento rapidamente”, explica a gerente de Saúde da Mulher da SMS, Suzângela Mendonça.

Como acessar os serviços

Para ter acesso aos serviços de saúde, os usuários devem entrar em contato com o Pronto! – Sistema de Marcação e Regulação de Maceió, por meio do Whatsapp (82) 3312-5492, realizando a marcação de consultas e exames.

Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

Verified by MonsterInsights