Connect with us

Published

on

Após as fortes chuvas que atingiram a capital nesta sexta-feira (7) e na madrugada deste sábado (8), a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) já retirou cerca de 122 toneladas de lixo, derivados do descarte irregular por toda a cidade, na foz do Riacho Salgadinho, na Praia da Avenida.

Durante o período chuvoso, o serviço é ampliado no local devido à grande quantidade de resíduos que acabam indo parar na faixa de areia, levados pelo córrego junto com as águas pluviais.

Contando com a ajuda de máquinas, os agentes de limpeza da Autarquia trabalham intensamente na varrição e recolhimento de itens como latas, garrafas de vidro, garrafas PET, plásticos em geral e até volumosos, como sofás, camas e colchões.

O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, entende que a ampliação é necessária, tendo em vista a quantidade de lixo que é levado pelas águas pluviais.

“Durante o período chuvoso fica complicada a situação da foz do Riacho Salgadinho, pois muito lixo é arrastado pelas águas. A prática do descarte irregular realizada na cidade prejudica nosso trabalho e ofende o meio ambiente”, disse.

As equipes ainda continuam trabalhando no local para extrair mais resíduos da região. A previsão é que cerca de 50 toneladas de lixo ainda sejam recolhidas até o fim deste sábado.

Outros serviços – Além da limpeza na Foz do Salgadinho, a Alurb trabalha por toda a cidade em outras tarefas que visam amenizar os impactos causados pelas chuvas. A limpeza de canais, por exemplo, está atuando em córregos e grotas, anteriormente mapeados, facilitando o escoamento das águas pluviais e evitando alagamentos.

Para evitar acidentes, o órgão também conta com equipes de poda e supressão de árvores atuando em Fernão Velho, na Avenida Leste Oeste e na Avenida Sandoval Arroxelas, na Ponta Verde. Ademais, equipes de emergência estão de prontidão para os casos de quedas de exemplares.

“Estamos em alerta para que nenhum acidente ou transtorno venha acontecer com algum cidadão. Nossos serviços vão atender as áreas de mais emergência, amenizando os impactos causados pelas fortes chuvas que atingiram a capital”, completou Teófilo.

Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

Verified by MonsterInsights