Connect with us

Published

on

Sucesso na última edição das festas juninas da capital, a campanha Coleta Seletiva é Massa continua realizando um grande trabalho na reciclagem dos resíduos descartados no ambiente dos shows, este ano, no São João Massayó. Somente nos três primeiros dias do evento, no polo Carlos Moura, Jaraguá, as cooperativas parceiras da Prefeitura de Maceió recolheram mais de cinco toneladas de materiais.

Em três dia no polo Carlos Moura foram coletadas cinco toneladas de maeteriais. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió
Em três dia no polo Carlos Moura foram coletadas cinco toneladas de maeteriais. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

A iniciativa da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), que conta com mais de 100 catadores envolvidos, faz a coleta de recicláveis, para evitar o acúmulo de lixo no ambiente de shows, e que, consequentemente, poderiam acabar parando nas praias da capital. A atividade executada pela Cooplum, Coopvila, CoopMundaú, Cooprel Antares e Cooprel Benedito Bentes continua durante os próximos dias de evento em Jaraguá.

Além de coletar diversas garrafas de plástico, latinhas de metal, papelão e embalagens em geral, o trabalho realizado pelas cooperativas também gera renda para mais de 170 famílias de cooperados em Maceió.

Reciclagem gera renda para cooperados. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió
Reciclagem gera renda para cooperados. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

Uma das cooperadas que trabalhou durante o primeiro dia de shows, Sandra Oliveira, afirmou que o trabalho realizado por eles ajuda a preservar a natureza.

“O trabalho gera renda para nós e todos os catadores são ajudados. Muitos dependem desse serviço, então se torna muito importante. Fora isso, a gente ainda ajuda a preservar a natureza retirando o material reciclável”, frisou.

O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, destaca mais uma participação das cooperativas nos grandes eventos da cidade. “Mais uma vez sentimos o quanto é necessário essa campanha atuar nos eventos da Prefeitura de Maceió. São diversas toneladas de materiais recolhidas e destinadas para o local correto, evitando que destruam a beleza das ruas e praias da nossa cidade, e acima de tudo, preservando o meio ambiente”, disse.

Coleta seletiva será levada para o polo do Biu. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió
Coleta seletiva será levada para o polo do Biu. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

A campanha também estará no polo Benedito Bentes, a partir do dia 30 deste mês, quando se inicia a programação junina, visando manter o ambiente de shows limpos e confortáveis para as pessoas que irão curtir o maior São João do litoral do Brasil além de evitar o descarte irregular e a destinação incorreta de itens recicláveis.

Serviço de limpeza é garantido em todos os locais de festejos juninos. Foto: Jonathan Lins/ Secom Maceió
Serviço de limpeza é garantido em todos os locais de festejos juninos. Foto: Jonathan Lins/ Secom Maceió

Programação especial

Além do trabalho realizado pelas cooperativas, a Alurb também preparou uma programação especial para a limpeza dos polos antes, durante e depois.

No Jaraguá, cerca de 30 garis fazem a manutenção da limpeza diariamente. Após o fim de cada dia de atrações, 50 agentes fazem a higienização, com o apoio de um caminhão pipa e um compactador, deixando a área pronta para o próximo dia de apresentações.

“A limpeza ganhou reforço para manter tudo limpo e organizado. No entanto, é necessária a consciência das pessoas para agir da forma correta, levando seu lixo para o local adequado, evitando o acúmulo no chão ou áreas comuns do ambiente”, completou Teófilo.

Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

Verified by MonsterInsights