Connect with us

Published

on

Para garantir igualdade de direitos e inclusão social, a Prefeitura de Maceió investiu em ações de acessibilidade durante os festejos do Massayó. Sol… Mar e Forró 2023. Em todos os polos, foram disponibilizados fones redutores de ruídos para pessoas com hipersensibilidade auditiva, equipes de apoio para pessoas com deficiência, sinalização facilitadora, banheiros acessíveis, totens informativos e front stage. O polo Jaraguá ainda conta com o camarote da acessibilidade.

Para o prefeito JHC, a expectativa é que as festas de São João sejam marcadas pela diversão, integração e igualdade de acesso a todos maceioenses. “Esperamos que, independente das limitações, todos possam desfrutar dos shows do São João Massayó, pois lazer é um direito de todos. Com essas medidas, estamos promovendo uma festa inclusiva e inesquecível para toda a população, pois nosso compromisso é fazer uma Maceió de todos nós”, declarou.

No camarote inclusivo, Jeane Silva e o esposo Thiago Silva curtiram juntos o São João de Maceió. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió
No camarote inclusivo, Jeane Silva e o esposo Thiago Silva curtiram juntos o São João de Maceió. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

“Não é a primeira vez que eu venho não! Achei esse espaço super legal, confortável”, disse Jeane Silva. O esposo dela era o acompanhante e também teve acesso ao camarote inclusivo.

É bem legal a Prefeitura de Maceió ter essa iniciativa, porque agora ficou melhor, mais perto, a visão para eles ficou melhor e bem tranquilo”, comentou o esposo de Jeane, Thiago Silva.

A secretária da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania, Ana Paula Mendes, destacou que Maceió é a primeira cidade do Brasil a distribuir fones redutores de ruídos, promovendo inclusão para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Desenvolvimento Opositivo (TODO).

“O fone com redução de ruído deixa o nosso São João ainda mais acessível, pois permite que pessoas com hipersensibilidade auditiva possam aproveitar uma experiência mais confortável e prazerosa. Esse é o princípio da inclusão, criar condições para que todos tenham a chance de ter acesso aos mesmos direitos de cidadania e lazer”, explicou Ana Paula.

Luana Teixeira levou o filho com autismo para assistir o show do DJ Alok. Foto: Joanathan Lins/Secom Maceió
Luana Teixeira levou o filho com autismo para assistir o show do DJ Alok. Foto: Joanathan Lins/Secom Maceió

Luana Teixeira é mãe de um jovem com espectro autista. Ela acompanhava o filho no camarote inclusivo e destacou a importância do espaço para todas as pessoas com deficiência.

“Vocês foram incríveis em criar um camarote desses. Eu moro em Pernambuco, mas sou alagoana, quando eu vi isso, eu achei surreal. Aí eu falei, eu vou na festa e é incrível como ele está feliz. Ele tem o fone dele e saber que pode ver o Alok de perto, dessa forma, se acostumar com todo esse aspecto sensorial, que pra ele é o primeiro show, sendo totalmente inclusão, tem que ser dessa forma para todas as pessoas com deficiência. Está de parabéns, é confortável e o camarote tem toda uma estrutura acessível, muito bom”, ressaltou Luana Teixeira.

Outra ação inclusiva da Prefeitura de Maceió é a disponibilização de intérpretes de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) em todos os polos. Uma equipe se reveza em cima do palco para traduzir o significado das músicas para as pessoas surdas sentirem a emoção da quarta arte e se divertirem no evento.

Confira todas as ações de inclusão do São João Massayó 2023

Equipe de apoio para pessoas com deficiência

Profissionais capacitados para oferecer assistência e orientação aos participantes com deficiência, proporcionando ambiente seguro e acolhedor.

Camarote inclusivo e front stage

O polo de Jaraguá contará com um camarote inclusivo para pessoas com deficiência e front stage nos demais polos.

Sinalização facilitadora

Sinalizações especiais, indicando rotas acessíveis, áreas de descanso e locais adaptados. Essa medida visa auxiliar e orientar as pessoas com mobilidade reduzida ou deficiências visuais.

Fones redutores de ruído

Em pontos estratégicos, são disponibilizados fones redutores de ruído, proporcionando maior conforto auditivo para as pessoas com hipersensibilidade auditiva.

Banheiros acessíveis

Os banheiros acessíveis são equipados com estrutura adequada para garantir conforto durante as festas.

Totens informativos

Totens informativos em braile e QR Code com audiodescrição, fornecendo informações sobre a programação do evento, atrações, serviços e outras orientações importantes para pessoas com deficiência visual.

Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

Verified by MonsterInsights