Connect with us

Published

on

Uma adolescente de 17 anos deu à luz, nesta sexta-feira (23), em sua residência com apoio de socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe foi acionada para um atendimento obstétrico, no entanto, ao chegar ao imóvel, com o propósito de prestar a assistência pré-hospitalar móvel, e conduzir a jovem até a maternidade, a equipe detectou que ela já estava em avançado trabalho de parto e o procedimento foi feito no local.

O caso ocorreu no bairro do Prado, na capital alagoana. Após todo o procedimento, mãe e filho foram encaminhados para a Maternidade Nossa Senhora da Guia, no bairro Poço, para que a assistência neonatal fosse assegurada, conforme prevê o protocolo clínico para casos desta natureza.

Segundo o médico Adriano Santana, o Samu foi acionado às 9h20 para atender a parturiente e, 15 minutos depois, a ambulância e a equipe já estavam no endereço informado via ligação telefônica.

“O que seria mais um plantão normal, se transformou em uma data especial. Verificamos que a gestante já estava prestes a dar a luz e fizemos o procedimento, com total segurança, na residência dela. Felizmente tudo ocorreu satisfatoriamente e mãe e filho estão bem”, salientou o médico Adriano Santana.

Apesar de todo o processo do parto ter tido um sucesso, a equipe estava apreensiva por ser a primeira gestação da adolescente. “Todos os procedimentos foram realizados de acordo com as normas e protocolos estabelecidos para o caso de atendimento à gestante, puérpera e recém-nascido. No final, o parto ocorreu sem complicações clínicas”, destacou o médico do Samu.

Para a ocorrência o Samu Maceió encaminhou uma Unidade de Suporte Avançado (UTI Móvel). Além do médico Adriano Santana e da enfermeira Rafaela Vilar, a equipe foi composta pelo técnico de enfermagem Josué Matias e pelo condutor socorrista Elias dos Santos.

*Com informações da assessoria

Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

Verified by MonsterInsights