Connect with us

Published

on

Pela primeira vez na história, Maceió vai contar com uma Unidade de Telessaúde, instalada no Parque dos Caetés, no Benedito Bentes. Nesta segunda-feira (19), o prefeito de Maceió, JHC, entregou a unidade que vai funcionar de maneira mista, com atendimentos digitais e presenciais. Esta será a primeira Unidade de Saúde digital de Maceió, um projeto piloto que deve ser replicado em outras unidades de saúde de Maceió

“A gente escolheu o Caetés para iniciar uma proposta inovadora e tudo isso que estamos vivendo aqui é novo. A tecnologia vem para nos ajudar, para facilitar e o resultado final quando surpreende é motivo de orgulho e alegria. Vocês têm profissionais aqui presencialmente e outros em teleconsulta, e isso é uma forma mais barata de fazer saúde, mas é necessário que a gente avance, e é o que estamos fazendo”, disse JHC.

O prefeito ressaltou que o serviço deverá ser modelo para outras iniciativas em Alagoas. “Estou disposto a fazer o melhor pela capital de todos os alagoanos. E essa iniciativa pode ser modelo para outros locais do nosso estado. A gente sabe que não é a realidade de muitos municípios, então a telessaúde é uma dessas iniciativas que podem servir de modelo”, frisou.

Os profissionais que atuam no local são do programa Saúde da Gente. O funcionamento é de segunda a sexta das 8h às 17h. No local é feito um cadastro para receber o atendimento na hora ou deixar agendado. As teleconsultas são feitas com clínico geral e pediatra, por meio de um computador na própria unidade de saúde.

Além disso, os moradores contam com citologia, pré-natal, nutrição, fisioterapia, vacinação, coleta de sangue (exames laboratoriais), assistência social. Os exames de imagem são todos agendados pelo Pronto!.

A iniciativa começou na unidade de saúde há um mês, e já tem mais de 500 pessoas cadastradas, como explicou o secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero. O gestor da pasta afirmou que os índices de satisfação são altos e que a população tem aderido ao novo modelo de saúde.

“Estamos diante de um modelo, um projeto piloto, que ao longo de 30 dias tem passado por melhorias. Os índices de satisfação que estamos colhendo são altíssimos. Aqui a iniciativa da comunidade é extraordinária. As pessoas à medida que forem cadastradas, o médico já vai saber o que ele tem, e à medida que criarem essa relação com a tela do computador, vão fazer isso direto de suas casas”, explicou o secretário.

Participaram da solenidade o senador Rodrigo Cunha, e os vereadores Brivaldo Marques e Rodolfo Barros.

Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

Verified by MonsterInsights